O MIRANTE

 

Imagem tirada do google imagens

O MIRANTE

Michael Connelly

                        O romance policial que normalmente se passa em ambiente de delegacia teve muita difusão nos anos 80 e 90 e há uma gama enorme de autores, dos quais o escritor Michael Connelly é um dos mais conhecidos.

                        Ele é o criador do detetive Harry Bosh, um sujeito de temperamento irascível e imprevisível, totalmente desconfiado, confia somente em suas próprias habilidades e diga-se de passagem são a de um cão perdigueiro dos melhores, com as qualidades e defeitos que tal característica possa lhe trazer.

                        Este é seu romance de estreia. Michael Connelly é jornalista e escritor e iniciou este livro em forma de folhetim para ser publicado capítulo a capítulo na New York Times Magazine, o que se deu por 16 capítulos, porém a força do destino o levou a ampliar a estória, que logo ganhou forma e relevo de um romance.

                        Não precisa se falar do sucesso imediato, e o detetive falastrão e durão se tornou o protagonista de uma série que foi parar até na Amazon Prime já com várias temporadas no ar desse streaming.

                        Era noite e Bosh estava relaxando em seu apartamento. Estranhamente tem o costume de ouvir música no escuro, segundo ele para dar à audição maior percepção musical.

                        O telefone tocou e como ele esperava, um caso, era seu supervisor Larry Gandle da Delegacia Especial de homicídios. Era sua primeira ligação no novo emprego, o que explica a ansiedade.

                        Passados os pedidos de desculpas por ligar àquela hora, Harry procurou acalmar o supervisor dizendo que estava acordado.

                        Los Angeles é uma cidade grande e está dividida em vários setores, com ampla cobertura policial, mas quando a coisa parece grande e vai ocupar muito do tempo das unidades eles tratam de acionar o departamento especial de homicídios. O que acontece quando envolve políticos, celebridades ou seja midiático.

                        Bosh está particularmente ávido por entrar em ação e vai logo perguntando:

“Onde é?”

                        O supervisor respondeu:

“É lá no alto da represa Mulholland, naquele Mirante.”

                        Harry Bosh já estivera lá uma vez, sabia bem onde era.

                        Perguntou o de praxe e sem demoras entrou no carro e dirigiu-se até o local. Havia muitas casas caras e tudo já estava cercado, tomaram nota do número de seu distintivo e ele cruzou a fita amarela de isolamento. Lá já se encontravam o médico legista e toda a parafernália da polícia especializada, havia inclusive um deles tirando fotos do cadáver.

                        Larry Gandle estava certo, fora uma execução. Levaram o cara lá para cima e deram dois tiros na sua nuca enquanto ele olhava a cidade lá embaixo. O lugar era próprio tinha até placas dizendo: “NÃO ESTACIONE e MIRANTE FECHADO AO ANOITECER”, um daqueles casos em que tudo conspira para o final planejado.

                        Poderia ser um assalto, mas não levaram nada e deixaram inclusive o Porsche Carrera da vítima, agora, devidamente isolado para afastar curiosos, o estranho é que o porta-malas estivesse aberto.

                        Xeretar é uma de suas melhores qualidades, isso na sua opinião particular sobre si mesmo, mas sempre aquilo trazia sérios desconfortos e reclamações, tanto quanto reprimendas de seus superiores.

                        O fato é que ele não conseguia resistir, tinha por que tinha, que enfiar aquele nariz em tudo que chamasse sua atenção, que no momento era o porta malas aberto do Porsche.

                        O suspense é de qualidade, vale muito a pena conferir. Toda a ambientação justifica o sucesso da obra e nesse romance em particular o autor faz menção a ECHO PARK o romance considerado por muitos o melhor deste escritor e de seu personagem Harry Bosch.

                        Se acaso você não se apaixonar com este tente o próximo.

Itaúna-MG, 09 de abril de 2022.

Cláudio Lisyas Ferreira Soares

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BUtterfield 8

O DESPERTAR DE MENFREYA

O FIO DA NAVALHA