ESTUDOS SOBRE VENENO







ESTUDOS SOBRE VENENO
Maria V. Snyder
Para os afixionados por Tolkien e George R. R. Martim, a literatura fantástica tem público cativo. Tanto Senhor dos Anéis quanto a saga Guerra dos Tronos tem aguilhoado inúmeros seguidores, formado fãs clubes e revelado novos escritores, este é o caso de Maria V. Snyder, escritora estadunidense, nascida na Filadélfia – Pensilvânia, formada em metereologia e escrevendo desde 1995.
                Seu romance de estréia foi Estudos Sobre  Veneno, tendo já publicado sequências da saga AS LENDAS DE YELENA ZALTANA.
                É claro que comparações à parte, a autora fez uma estréia em grande estilo, tendo ganho o prêmio  Compton Crook concedido ao melhor primeiro romance de idioma inglês nos gêneros de ficção científica, fantasia ou horror pelos membros da sociedade Fiction Baltimore Inc.
                Bem, feita as apresentações de costume, podemos nos ocupar com a obra. Não é um romance muito grande, já que o livro I tem apenas 414 pag. Eis uma idéia da história narrada:
Há um ano fechada num calabouço. Sem ver a luz do sol. Encerrada numa cela fétida, dormindo sobre palhas e fezes. Acorrentada, pedindo a morte. Yelena aguarda o dia da execução, quando será levada ao cadafalso.
Perdida em pensamentos ouve o som de chaves, o removerem de trincos, com a imediata invasão de sua prisão. Mãos fortes da soldadesca se apoderam de seu corpo moribundo arrastando-a pelos corredores, enquanto sua carne é dilacerada pelos grilhões.
Cega pela luz que há muito não via, sufocada pela aragem fresca, sente o prazer de ser retirada da masmorra do castelo, para ser atirada aos pés de Valek, o assassino, agora guardião do comandante Ambrose.
Essa inesperada mudança em sua rotina faz com que Yelena tenha sentimentos contraditórios, prevendo ali que era chegada sua hora é surpreendida, quando ouve claramente uma proposta de Valek – morrer rapidamente por enforcamento ou lenta e dolorosamente pela ingestão de veneno.
 Acontece que no território de IXIA desde que o comandante AMBROSE assumiu o reino ao norte e baniu toda e qualquer forma de magia estabeleceu-se um código de conduta no qual uma das disposições prescreve que, com a morte do provador de comida do comandante, ao próximo da lista, a ser executado, seria oferecido o cargo de provador de comida, apenas uma das precauções tomada contra o envenenamento do comandante.
Depois da ocupação e consolidação do território de IXIA, este foi dividido em distritos militares que ficaram sobre o comando de generais.
Yelena estava no DM-5 do General Brazell sob os cuidados do filho Dreyad, de quem não suportando mais os maus tratos, após embate corporal, ela conseguiu degolá-lo, o que em IXIA é considerado crime sujeito a pena capital.
Ao sul ficaram os reinos independentes, sendo a maior ameaça o território de SITIA, em que se refugiaram os magos e feiticeiros  e que ainda nutrem o retorno do estado anterior no qual os sitianos eram a casta nobre e dominante.
A proposta de Valek é aceita, assim Yelena ganha tempo para planejar sua fuga, no entanto, é surpreendida, porque do provador de comida exige-se lealdade, ela deve ingerir pó de borboleta veneno cujo antídoto lhe será ministrado toda manhã pessoalmente por Valek, senão certamente morrerá.
Assim começa a saga de Yelena Zaltana, nada se sabe dela, mas sua escolha, suas habilidades e o caminho de descoberta de si mesma, porque até ela se desconhece, a conduzirá rumo ao seu passado, marcando decisivamente seu futuro, já que o presente é a incessante luta pela vida.
A atmosfera do livro é obscura, um tanto gótica, em um cenário medieval do mundo imaginário de IXIA, se trata de um romance de fantasia, povoado por magos, homens cruéis e sanguinários.
Como não se pode confiar em ninguém o romance está repleto de intrigas, traições, emboscadas e inveja generalizada, parecem que todos estão submetidos a um teste e a lealdade é posta à prova a todo instante.
Sejam bem vindos ao mundo de Yelena. Leia toda a trilogia. Tome partido, porque se não for o melhor livro de fantasia, curiosamente será a melhor introdução ao gênero.
Cláudio Lisyas Ferreira Soares.

   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BUtterfield 8

O DESPERTAR DE MENFREYA

O FIO DA NAVALHA